| 0 comentários

O Espiritismo é para Jovens?

Religião é para jovem? Espiritismo é para jovem?

Muitas pessoas, jovens ou não, fazem este questionamento, acreditando que esta fase da vida está reservada para as diversões, para o namoro e para a formação intelectual, mas não para a religião.

Certamente que é uma fase maravilhosa em que nós estamos descobrindo o mundo sem as limitações da infância e descobrindo a nós mesmos. Despertamos para as responsabilidades, nos preocupamos com o futuro profissional, descobrimos a sexualidade e vamos definindo os traços da nossa personalidade e do nosso caráter.

A Doutrina Espírita nos esclarece que o espírito nessa fase da experiência reencarnatória está definitivamente vinculado ao corpo físico e, por esse motivo, as suas tendências de comportamento e de personalidade se tornam mais perceptíveis, mais claras e mais marcantes. Toda a transformação física que o organismo atravessa, caracterizado como puberdade, faz parte do processo reencarnatório, pois é então, quando a estrutura física consolida-se, conferindo ao espírito as condições necessárias à realização de sua tarefa.

Observamos que a educação dos pais, bem como a formação religiosa e intelectual, são elementos fundamentais que facultam ao jovem um rumo diante dos desafios que começam a se apresentar. A educação baseada no exemplo serve como referencial de comportamento e de postura para adolescentes e jovens. Pois, se é certo que esta é a fase da diversão e do namoro, também é uma época de incertezas e de inseguranças, causando conflitos íntimos, familiares e de relacionamento social.

O convívio no ambiente religioso espírita e o conhecimento das verdades libertadoras e consoladoras da Doutrina Espírita possibilitarão ao jovem a construção de uma consciência crítica sobre si mesmo e sobre a vida, pois ele compreenderá de onde veio, para onde vai e o que está fazendo aqui. O entendimento da divindade, da imortalidade da alma e da reencarnação descortina uma nova percepção da realidade, que permite ao jovem a compreensão da lei de causa efeito e faz com que ele tenha maiores responsabilidades pelos seus atos.

Ao observarmos as ofertas perniciosas que o mundo atual faz aos jovens e a forma como a sociedade lhe impõe padrões de comportamento, muitas vezes equivocados, reconhecemos a importância de construirmos na sua alma frágil e sonhadora, os valores morais que os farão capazes de separar o joio do trigo.

A Doutrina Espírita pode proporcionar aos jovens referenciais morais tais que, eles possam fazer uso do seu livre- arbítrio conscientes da sua responsabilidade de espírito em evolução.



Juvenice Tavares

0 comentários: