| 0 comentários

O Evangelho e o Futebol


Os componentes desta assembléia, em princípio - como é natural -, vão estranhar minha presença aqui; como espectador desta sessão de fundo espírita.
Apologista da Football Association, fui desportista durante toda a minha vida. Filho de ingleses radicados em São Paulo, voltei da Inglaterra trazendo na bagagem - 1894 - duas bolas de couro e um uniforme completo de futebol. A partir de 1895, graças à nossa iniciativa pioneira, fundaram-se diversos clubes de futebol na capital paulista (o São Paulo Athletic, o Mackenzie, o Internacional, o Germânia). Não desejo falar sobre isto. Todo o mundo sabe que o Brasil - hoje tetracampeão mundial - é forte candidato ao pentacampeonato de futebol; como se vê das sucessivas vitórias alcançadas nas semifinais.
Não é meu propósito fazer conjecturas futuristas ou didáticas sobre hipóteses; tampouco pretendo excursionar pelas páginas históricas do futebol. O que realmente me toca, levando-me a reflexões, é o fato de jamais ter pensado na possibilidade de associar o Evangelho do Cristo ao futebol, como agora o faço. Filosofias diametralmente opostas, não vislumbrava nenhuma conotação com o Cristianismo. A rigor, nunca fui muito chegado a religiões. Li, é verdade, com muito interesse, as obras de Sir Arthur Conan Doyle, o criador do detetive Sherlock Holmes. Mas os fenômenos, ali descritos, nada me diziam, embora sabendo-o escritor e expositor espírita. Ligava-me por excelência a Juvenal, cuja preocupação com a eugênia da raça, expressa no lema "Mens sana in corpore sano", entusiasmara-me sobremaneira. Mente sã em corpo são... Estava ali todo o meu ideal. Ideal que, a meu ver, somente poderia ser alcançado mediante a prática do futebol... Com esse propósito, há um século, como já disse, introduzi o esporte bretão no Brasil. De Manaus a Porto Alegre, quer nas várzeas, quer na rua ou no gramado, brilha a juventude brasileira, demonstrando ao mundo todo o talento espartano dos atletas do futebol-arte.
Retomemos o jogo no segundo tempo:- Na economia divina nada existe inócuo. Sou de opinião que deveríamos detectar na mensagem do futebol - o esporte mais popular do mundo -, o que ele tem de comum com a Mensagem do Evangelho Segundo o Espiritismo.
- Porque não buscar essa identidade subliminar?
Vejamos: desde O LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857) à introdução do futebol no Brasil (1894) decorreram quatro décadas.
A codificação do Mestre de Lyon, sob o comando do Espírito da Verdade, assegura-nos a certeza de que o Espiritismo é, sem dúvida, o Cristianismo Redivivo. Tendo Jesus transplantado a semente do Evangelho - da Palestina para o Brasil -, é fácil entender o "porquê" do grande interesse do povo brasileiro pelo Espiritismo - a Doutrina Renovadora.
Alguém poderia indagar: - O que tem a ver o Espiritismo com o futebol? - Em tese, guardadas as proporções e do interesse comum de ambos, tem tudo a ver. Por outro lado, há conotação cronológica - no que se refere ao Brasil. Vejamos: do mesmo modo que a semente do Evangelho foi transplantada da Palestina para o Brasil, o futebol foi transplantado da China para a Europa (Inglaterra) e dali para o Brasil.
E ambos prosperaram na Pátria do Cruzeiro... Não estou sofismando. Leigo, sou insuspeito. O advento do Espiritismo coincide com o ingresso do futebol no Brasil ... A rigor, este é contemporâneo daquele; pois o século que viu a Codificação de Kardec viu também a entronização do futebol na Terra de Santa Cruz. Portanto sejamos lógicos, jogando lealmente o jogo da Verdade no gramado da Razão. Como se sabe, não existe o "EU FUTEBOL CLUBE". As equipes de 11 homens cada uma lutam pelo controle da bola, com o objetivo de colocá-la dentro da meta do adversário. Isto significa que, Jesus, ao constituir uma equipe de 12 apóstolos, concitou-nos à indispensável união. Portanto, amigos, reflitamos sobre o que acabamos de transmitir.
Estamos informados de que o Brasil é o "Coração do Mundo, Pátria do Evangelho". Realmente, o é. Tudo indica que o mesmo entusiasmo dos brasileiros dedicado ao futebol - como, igualmente, o fazem outros povos - será em breve dedicado ao Evangelho do Cristo em Espírito e Verdade.
E o mais importante é que toda essa magnífica realidade espiritual tem por berço o Triângulo Mineiro - região fisiográfica ungida pelo Senhor.
Veremos brevemente nos horizontes do Brasil, os esplendores da Pátria evangelizada - e com ela, por reflexo, todo o Planeta.
Em conversa com Bezerra de Menezes - achando-se presente Eurípedes Barsanulfo -, esse assunto de ordem espiritual foi abordado de todos os ângulos. Disseram-me que do Brasil sairá o anteprojeto da futura Constituição dos Povos, a ser adotado pelo Oriente e o Ocidente; carta magna embasada no Sermão da Montanha.
Não embaralhemos as coisas; é indiscutível verdade que o Brasil recebe de Jesus o sublime estímulo para a abertura dos caminhos conducentes à glória evangélica mundial.
Daqui - da Pátria dos Espíritos - estamos torcendo para que o Brasil - não somente durante as Copas do Mundo - mas, em todo o curso do seu glorioso destino, continue fazendo milhões de "gols" nos gramados da Pátria do Evangelho e nos estádios alienígenas. E que a bola, réplica do Planeta, se chame CARIDADE!
Luz e Amor no Cristo!

Charles Miller
Mensagem psicografada pelo médium José Jacyntho de Alcântara, no "Recanto da Prece", em Sacramento/MG, NO DIA 04/07/1998

0 comentários: